top of page
Santos populares 2023 Caza.jpg

ZAMBUJAL360

 1º BAIRRO DO MUNDO EMBAIXADOR ODS

IMG-20230217-WA0011.jpg
CARTAZ.png

LENDA VIVA!

20 de fevereiro de 2023

Nasceu de uma casa religiosa ! E continuou a sua aprendizagem , também , numa escola religiosa : "Escola Salesiana" !!! ... em São Vicente , onde ele desenvolveu a arte musical , mesmo tendo já trazido isso no ADN , herdado do seu pai ... que foi o seu primeiro instrutor , com quem ele conviveu e focadamente aprendeu , muitos trabalhos de arte . A arte de saber construir . Isso até a idade dos seus oito nove anos , mais ou menos , data em que ele foi transferido para São Vicente , para continuar os estudos , tendo sido recebido lá , não só pelos Padres superiores que já estavam prontos para recebê - lo , como também pelos alunos da escola : tendo sido recebido ali , como um menino de oiro . Daí o menino prodígio , da época , que muitos procuram para as suas realizações , desde o povo rural ao intelectual , isso pela sua versatilidade : ... e facilidade em reproduzir as coisas ... , e por aí afora  : ... tendo se tornado mais tarde num grande arranjador e mentor de vários grupos , e artistas , de países diferentes , ... lançados na praça e hoje de renomes : para não falar de pessoas que já vinham tendo os seus sucessos , mesmo antes da explosão da música de Cabo Verde ... vir a ser lançada internacionalmente no mundo , 1992 , também provocada por esse grande jovem e trovador , não foi mais ninguém , em que pessoas antes disso , já vinham frequentando a casa do Bana !!! já com essa esperança . Algo já vinha a caminho .

Um jovem revolucionário ! E criador : que na época já era um ícone internacional , procurado e acarinhado por pessoas ou até mesmo empresários que à procura de mais algum dinheiro , vinham de longe , propositadamente , para conhecerem aquele jovem de quem todo o mundo falava !!! e que à vista de todo o negociante , fazer alguma coisa com ele , ... já era uma garantia do negócio . Muita gente lhe procurou aí no Bana : e muita gente lhe passou pelas mãos . Seria melhor dizer , todas as pessoas da época lhe passaram pelas mãos ; e por causa disso : toda uma movimentação ! ... que fez vibrar Lisboa daquele tempo , isso pelos meados de 1970 ... até mais ou menos 92 ... , com uma extensão ao ano de 1996 , ano em que ele resolveu sair da vista dos espectadores , e deixar , terminantemente , de fornecer a população . ( Isso por alguma razão ... ) que nunca se soube falar , um dia há - de se saber falar desse mistério , vamos ficar à espera .

Nas suas pesquisas como arranjador , veio descobrindo ao longo da sua juventude , que não só as músicas como as expressões dos países de expressão portuguesa , traziam , com os seus vários cruzamentos , muitas semelhanças . Algumas nas palavras , outras nos conteúdos , os hábitos e os costumes que se confundiam , isso numa época de rebeldia e confusão , que lhe fizeram trazer na sua cabeça uma pergunta : "Mas porque não o entendimento ?" .

E isso lhe fez despertar na ideia , o dever de querer misturar os folclores : e com isso a população ; porque não ? A marcha portuguesa que se confundia com a coladeira , a morna confundindo - se com o fado , a coladeira sambada fazendo lembrar o chorinho , os viras e corridinhos que lembravam as cantigas de roda nos países lusófonos , os fandangos e temas populares ... todos espalhados por aí , que misturados ao bião , sambão , os ritmos brasileiros encontrados nos forrós , na periferia , trazendo as mesmas vibrações encontradas também na música dos países do ultramar , lhe fizeram ver , na sua imaginação , a música da Lusofonia . Que passou neste caso a dar os seus primeiros passos , através das gravações que ele passou a fazer : algumas , no estúdio Namouche , isto antes de ele ter feito do Angel estúdio o seu estúdio preferido , outras na Musicorde , no Restelo com o maestre Costa Pinto , fazendo outras viravoltas para os estúdios diferentes , em que chegaram a participar nessas gravações , anos 80 , os músicos como Carlos Martins , Tomás Pimentel , os violinistas da emissora nacional , misturados com o pessoal da periferia , que todos os dias se dirigia ao Bana para de perto apreciarem as pequenas demonstrações apresentadas , todos os dias , na discoteca Novo Mundo . Os músicos todos da ribalta portuguesa daquele tempo , passavam todos por aí . Para ouvirem estas grandes experiências em que esse jovem , de guitarra eléctrica na mão , fazia viajar os espectadores todos , levando as suas cabeças a visitar musicalmente , todos esses diversos países de expressão lusófona ; e não só : as músicas da França saxónica , anglo - fónica , ou fosse lá o que fosse , e por aí afora , estavam todas aí ! Da mesma forma como os rockes , as baladas , os bluzzes , os Funkys , o Reggae , a música africana batida "bem forte": pelo grupo "A Voz de Cabo Verde , que ensaiada e comandada por esse tal guerreiro , deixava uma marca bem forte e representativa , daquilo que podia vir a ser , um dia , A Música do Novo Mundo . E toda essa trapalhada . Aquilo que fazia entender que a música da lusofonia estava muito distante : daquilo que já vinha sendo a sua imaginação . Pois o que ele queria na verdade era uma música sem fronteira . Uma música que podia unir os povos ... na sua vibração . "Uma união familiar !" Que podia fazer os povos todos esquecerem as suas desavenças .

Uma música onde cada nacionalidade pudesse encontrar , um pouco da sua existência . Resumindo e concluindo ? ... Uma música sem fronteiras ; e para completar isso : ?????

 O MUNDO SEM FRONTEIRA !!!! Na - da - mais - nada - menos - do que isso . Essa era a sua imaginação . Seria maravilhoso .

Por causa disso caminhou : esperneou , adoeceu : procurou : e não encontrou pelas suas andanças , pessoas que tivessem entendido , na íntegra , a sua imaginação e entrega . Apesar de acharem bonito o seu pensamento , mas as exigências eram tão altas que não dava para uma pessoa pensar em seguir os passos . Aquilo que veio originar , que ele fechasse a sua pessoa nas suas concentrações , para não se deixar desviar , "já mais" , do Mundo que ele e só ele , sabia trazer na sua cabeça . Um Mundo que o fortificava ! E o fortifica : hoje no seu dia - a - dia , e o faz pensar , que um dia poderá mostrar a esse mundo em que nós estamos , esse mundo maravilhoso , que até o dia de hoje vem permanecendo na sua cabeça , e que hoje já faz parte do seu quotidiano . Parece utopia ... mas é uma realidade .

Hoje , 20 de Feveiro de 2023 , nesse nosso grande auditório principal do CCB : ... temos o prazer de termos essa pessoa , trazendo as suas próprias caraterísticas de homem "livre" ... e sonhador !!! Batalhador para uma vida de prosperidade , que sempre ele trouxe no espírito , mesmo se vendo num mundo onde ele acha e sempre achou , ter - se perdido a compaixão . Segundo as suas palavras : "Tudo poderia ser mudado um dia : caso o homem quisesse . Mas para isso , teria que haver , uma grande consciencialização . Não estou vendo "nada disso" , acontecendo por aí ."

Minhas senhoras e meus senhores , convosco ... , Paulino Vieira .


O homem dos mil instrumentos .

CARTAZ DESFILE.jpg
CAMPANHA CONSOLATA_1.jpg

CAMPANHA     
"Bora lá estudar"

Instituto dos Missionários da Consolata

Os Missionários da Consolata em Portugal acabam de lançar um projeto anual para reunir fundos para apoiar a comunidade do Bairro do Zambujal, no município da Amadora. Os donativos serão usados para apoiar as atividades da associação ‘CAZA’
O trabalho dos missionários e missionárias da Consolata no Bairro do Zambujal fez nascer, há dez anos, a CAZAmbujal Associação Recreativa, sobretudo conhecida pelo nome CAZA. A associação tem como propósito formar e educar crianças e jovens do bairro, “com valores e bons princípios humanos”, explicam os envolvidos nesta iniciativa, que conta com o contributo de “dezenas de voluntários”.
Os espaços da associação são ainda usados para o convívio de pessoas reformadas e para a realização de exercício físico. Muitas das ações são ocasiões de sensibilização para alguma temática, e são feitas percorrendo as ruas do bairro. No âmbito da ação da associação, são ainda distribuídos cabazes de alimentos e de roupa. A CAZA “alcança, direta e indiretamente, cerca de 200 pessoas mensalmente, num total de 45 agregados familiares”.

CIRCO MONTEPIO 2022.jpg

MONTEPIO e SCMA - um nobre gesto :-)

Um dia memorável para as nossas crianças
Fomos ao Circo Vítor Hugo Cardinali num magnífico espetáculo em que proporcionou momentos de pura magia, alegria e felicidade que emocionou a pequenos e graudos.
Os nossos mais sinceros agradecimentos ao Serviços Sociais do Banco Montepio (bilhetes e lanche) e à Santa Casa da Misericórdia da Amadora (transporte) por este nobre gesto.
Juntos transformamos pessoas
Juntos transformamos vidas
Juntos transformamos o MUNDO...

306858304_1141683506467366_6351408644576496677_n.jpg

Juntos a transformar o Mundo

O BNI Farol organizou um sunset solidário na Discoteca Lisboa Rio para aquisição de uma carrinha para a nossa associação Caza Caza
Foi uma noite magnífica onde reinou a boa disposição e muita alegria.
Os nossos mais fervorosos 😊 agradecimentos ao BNI Farol; à equipa organizadora do evento; a tod@s que contribuiram e participaram no evento; a tod@s que, mesmo não estando presentes, fizeram questão em ajudar com os seus donativos; e a tod@s que de forma direta ou indireta fizeram com que este dia fosse memorável.
Continuamos Juntos
Continuamos Juntos a transformar
Estamos "Juntos a transformar o Mundo..."🌈

Eu Sono uma Missione.jpg

"Há semelhança de uma banda ou orquestra, em que cada músico/instrumento se une para criar uma unica música, assim é a diversidade cultural no Zambujal que se unem para criar uma só identidade."
Vítor Monteiro

IMG_20220708_131115.jpg
291641705_568453474723443_1956905476797340018_n.jpg
Santos populares 2022 Caza.png
image006.jpg
30.04.2022 DIA ABERTO ESPAÇO OLIMPO.jpg
19.02.2022.jpg
18 DEZEMBRO Um dia CHEIO.jpg

CAZA SOLIDÁRIA

18.12.2021

Realizámos a nossa Feira Solidária mensal em parceria com a Junta de Freguesia de Alfragide e a sempre animada participação também da Equipa D'África.
São estas acções que nos fazem acreditar que é possivel transformar este Mundo para melhor ;-)
CAZA "Juntos a transformar o Mundo..."

IMG-20211218-WA0005.jpg

CAZA SOLIDÁRIA

17.12.2021

Com a contribuição e ajuda do grupo BNI Farol, Equipa D'África e Particulares, nesta acção entregámos treze cabazes alimentares a familias carenciadas no nosso Bairro do Zambujal.
Mais uma vez, juntámo-nos para transformar o Mundo :-)

IMG-20211217-WA0021.jpg

CAZA na Canção Nova

14.12.2021

A nossa associação CAZA foi convidada pela Canção Nova a apresentar o trabalho que desenvolve na comunidade do Zambujal.
Com a participação da Irmã Ivani, o Miguel Fernandes e o Vítor Monteiro, tiveram a oportunidade de mostrar a riqueza da diversidade e multiculturalidade existente neste bairro e de como a intervenção social é realizada.

MANHÃ VIVA.jpg

ALDEIA NATAL

De 10 a 12 de Dezembro

Cartaz Aldeia Natal -20211126(002).jpg
FEIRA SOLIDÁRIA.jpg

Novidades

"O que alimenta o amor é o carinho e a dedicação"
Está à vista o amor que a D. Aida e a D. Isabel dedicam a este nosso pequeno jardim.
Obrigado pelo carinho
CAZA "Juntos a transformar o Mundo..."

IMG_20211009_075021.jpg
IMG_20211009_074952.jpg
IMG_20211009_074937.jpg
IMG_20211009_074916.jpg

CAZA100Caminha

FOTOS OFICIAIS.jpg

CAZA & EQUIPA D'ÁFRICA 2021

Campo de trabalho em comunidade

Nos dias 8 e 9 de maio recebemos uma vez mais a Equipa D'África na nossa comunidade.
Foram dois dias bastante intensos e de partilha em que a alegria, a vontade de conhecer e dar a conhecer, interagir e conviver imperaram. 
De forma a salvaguardar todas as questões de segurança, foram criados vários grupos na equipa e a maior parte das atividades decorreram ao ar livre no Parque Urbano do Zambujal.

testemunhos1.jpg

Testemunhos

O testemunho de pessoas que estiveram e estão envolvidas nas transformações do nosso bairro.
Histórias únicas e ricas de experiências e vivências motivadoras

VISITA ÀS FAMILIAS.jpg

Visita às familias da comunidade

Levar uma palavra de amizade e alegria às famílias do Zambujal onde também foram entregues postais com mensagens feitas pelos grupos da EA

Visita aos lares.jpg

Visita aos lares da SCMA

A alegria contagiante dos utentes que participaram nas nossas brincadeiras e que nos fez regressar de coração cheio. O nosso obrigado

Pintura.jpg

Quadro CAZA EA 2021

A criação do quadro CAZA EA 2021

CABAZES.jpg

Cabazes

Criação de vários cabazes alimentares que serão distribuidos no dia 15 de maio (dia da família)

Jogos e diversões.jpg

Jogos e diversões em comunidade

Para terminar o dia em grande, nada melhor que a brincadeira, os jogos e a alegria. Momentos ricos de pura diversão.

CCV.jpg

Animação Eucarística

A Equipa D'África animou as duas celebrações eucarísticas de domingo. Momentos unicos de partilha espiritual com a comunidade do Zambujal

Limpeza.jpg

Limpeza do bairro

Com convivência, a entreajuda e a vontade de transformar mentalidades conseguimos limpar várias ruas do nosso bairro

Concurso.jpg

Concurso coreografias

Após o almoço com a comunidade, os grupos apresentarm as coreografias criadas no dia anterior. Terminámos com chave de ouro este fim de semana com a Equipa D'África. Para o ano cá vos esperamos :-)

CARTAZ FINAL.jpg

ZE TÓ

Quem sou eu?

ZE TÓ é um jovem ativista que desde tenra idade sempre se envolveu em causas sociais.

A par de outros jovens que cresceram no Bº Zambujal e abraçaram este desafio de fundar esta nossa CAZA, é também um dos sócios mais ativos desta associação.

Este seu novo trabalho aborda a lei da nacionalidade que marcou gerações levantando questões relativamente à identidade daqueles que foram abrangidos pela mesma

CAZA "Juntos a transformar o Mundo..."

ZETÓ QUEM SOU EU.JPG

No dia 11 de abril celebrou-se mundialmente o Dia das Boas Ações

https://www.facebook.com/DBAPortugal/

Claro que aceitámos o desafio  e quisemos saber como estavam os nossos vizinhos.

#DiadasBoasAções #GoodDeedsDay

CAZA "Juntos a transformar o Mundo..." 

Facebook: CAZA CAZA

DIA DAS BOAS AÇÕES.jpg
FOTO oficial.jpg

As associações CAZA e Equipa D'África uniram esforços para mais uma iniciativa de angaríação de alimentos.

Com a contribuíção também de pessoas que acreditam e querem ajudar quem precisa, conseguímos entregar 13 cabazes abrangendo no total 43 pessoas.

Levámos um bocado mais de conforto a estas famílias nesta Páscoa.

"Tamos Juntos a transformar o Mundo..."

QUANDO A CULTURA TRANSFORMA O MUNDO

SEMENTERA - ORQUESTRA BATUKADEIRAS

In September 2017, Dino D'Santiago (Cape Verdean / Portuguese artist) had the idea of forming an orchestra of the batukadeiras uniting several groups from different points of Lisbon.
CAZA's Sementera group has joined this project since its formation.
The magnificent work of the Batukadeiras Orchestra took the dissemination of Cape Verde's culture further.
In her last work, "the queen of pop" Madonna reinvented herself and created a theme with the Batukadeiras Orchestra "Batuka".
In addition to elevating and making known the rich culture and joy of this African country, it was also an appreciation and transformation of the world.
CAZA "Together transforming the world ..."

Em setembro de 2017, Dino D'Santiago (artista caboverdiano/português) teve a ideia de se formar uma orquetra das batukadeiras unindo vários grupos de diversos pontos de Lisboa.
O grupo Sementera do CAZA, uniu-se a esse projeto desde a sua formação.
O trabalho magnífico da Orquestra das Batukadeiras levou mais longe a divulgação da cultura de Cabo-Verde.
No seu ultimo trabalho, "a rainha da pop" Madonna reinventou-se e criou um tema com a Orquestra das Batukadeiras "Batuka".
Para além de elevar e dar a conhecer a riquissima cultura e a alegria deste país de Africa, foi também uma valorização e transformação do Mundo.
CAZA "Juntos a transformar o Mundo..."

Pe. José Tavares Matias

"Paixão por Deus e pelo Povo"

Desde a tenra idade, José Tavares Matias descobriu a sua paixão por Deus e pelo Povo e isso, fez-lhe iniciar uma viagem ao longo destes 50 anos de transformações dos locais e pessoas por onde passou marcando-os profundamente.

Missionário da Consolata, esta é uma homenagem da sua história e testemunhos que relatam a sua experiência de vida.


Quatro episódios que serão apresentados diariamente aqui na sua CAZA. 

1ª parte

https://www.youtube.com/watch?v=G261_uPmtgM&t=19s

2ª parte

https://www.youtube.com/watch?v=UAqkruOqVjM&t=350s

Pe_edited.png

Aulas de Kuduro e AfroHouse

Inscrições 

Preencha o Nome, Idade e Contacto telefónico no ícon "Contactos"  

(limitada à capacidade e segurança da sala do OLIMPO)

KUDURO E AFROHOUSE.jpg
bottom of page